Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

#Vidasnegrasimportam! Manifestações antirracistas se espalham pelo mundo

#Vidasnegrasimportam! Manifestações antirracistas se espalham pelo mundo

#vidasnegrasimportam, a hashtag utilizada no Brasil e no mundo, como forma de protesto contra a morte de George Floyd, um homem negro que foi assassinado por policiais brancos em Minneapolis, Estados Unidos.

 

George tinha 46 anos e trabalhava como segurança de um estabelecimento, mas acabou sendo demitido devido à pandemia que assola o mundo.

 

 

Em 25 de maio, Floyd foi até um supermercado. Ao pagar pelas mercadorias, o vendedor do local afirmou que o ex-segurança tinha comprado os produtos com uma nota falsa. A partir daí, começaram as cenas de terror na vida de George.

 

Assassinatos desse tipo vem ocorrendo e se agravando cada dia mais. No Brasil, não é diferente.

 

De acordo com o Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população negra no Brasil tem 2,7% de chances a mais de ser assassinada do que os brancos.

 

Com isso vem surgindo diversas manifestações com o apelo ‘’PAREM DE NOS MATAR’’ e também a #vidasnegrasimportam.

 

Muitos artistas conhecidos, como Beyoncé, Rihanna, Cardi b, Ciara, entre outros nomes importantes da música, postaram em suas redes sociais manifestos perante ao ocorrido, em solidariedade a George Floyd e toda sua família, que perde um ente querido para o racismo enraizado em nossa sociedade.

 

 

View this post on Instagram

If you want to demand more charges brought on all those involved in the death of George Floyd, click the link in my bio to sign the petition.

A post shared by Beyoncé (@beyonce) on

 

É necessário haver um combate contínuo desse racismo estrutural que faz vitimas a todo momento, com já dizia o rapper, compositor e escritor brasileiro, Djonga, em “Favela Vive 3″: ‘’No século 21, a cada 23 minutos morre um jovem negro e você é negro que nem eu, pretin, ó não ficaria preocupado?”.

 


 

Em Juiz de Fora há rumores sobre haver manifestações. A torcida do Tupi vem se organizando para se juntar nesse final de semana, mas, a principio, esse ato está sendo analisando para ocorrer com segurança e tomando os devidos cuidados, pois ainda enfrentamos a pandemia de coronavírus.

 

Por está ocorrendo atos e manifestações por todo o Brasil, devemos lembrar que, se for do seu interesse em participar, tenha a consciência de que não é apenas hoje que devemos abrir os nosso olhos para o que vem acontecendo. Mas sempre nos policiar e entender o real motivo dessa mobilização que ficará na história.