Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Você na Alô

Enem 2020: Faça a prova e se proteja do Coronavírus

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está chegando. As provas acontecerão na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.   Por isso, os participantes devem estar atentos às regras e medidas para evitar o contágio pela Covid-19. O descumprimento das orientações poderá levar, inclusive, à eliminação dos candidatos.   O Inep afirmou que investiu mais de R$ 69 milhões em medidas de segurança relativas ao covid-19, para garantir o maior espaçamento entre os alunos.  

Confira as orientações

O que levar?

  • Caneta esferográfica transparente de tinta preta;
  • Documento oficial original com foto;
  • Máscara de proteção facial
  A máscara de proteção facial será item obrigatório nesta edição do Enem. Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova. Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde.  

Pode tirar a máscara?

O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame.

Distanciamento é essencial!

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes.  

Higienização das mãos

Os participantes devem higienizar as mãos durante a prova. Haverá álcool em gel em todos os locais de prova. Os candidatos poderão, também, levar o próprio álcool em gel.

E quem testar positivo para a Covid-19?

Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.  

Horários importantes! 

  • Abertura dos portões: às 11h30 (horário de Brasília);
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Término das provas 1º dia (17/1): 19h;
  • Término das provas 2º dia (24/1): 18h30;
 

Se mantenha atento!

Para saber mais informações sobre o Enem 2020, preste atenção nos canais:  

Tweets @RadioAloJF