Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Tá Bombando


Funk, forró e pop: Hits brasileiros misturam ritmos

É sucesso que você quer? Se liga nos hits que estão fazendo sucesso!

 

O TikTok, Reels, YouTube e as outras redes que possibilitam vídeos, músicas e as famosas danças estão se espalhando pelo mundo. Com isso, diversas músicas já viralizaram no país, como é o caso de “death bed”, de Powfu, “Savage Love”, de Jason Derulo e “Up”, de Cardi B.

 

Agora, a moda chegou até as canções brasileiras. Os hits do funk e do forró vieram para ficar e acabaram conquistando muitas pessoas. Mesmo que esse amor só aconteça em formato virtual, é marcante a presença desses novos virais.

 

E não é difícil encontrar um viral e se perguntar: “Já ouvi esse trecho antes”. Exatamente. E não é porque se espalhou, mas sim por adaptações. Escute essas canções e nos responda: “você já ouviu pelo menos um trecho desses hits?”:

 

 

 

 

 

 

 

Se você é fã de, pelo menos, The Weekend, Lady Gaga e Katy Perry você reconheceu algumas dessas adaptações, correto? Pois é!

Saiba que isso tem nome, e é chamado de samples, que nada mais é que um trecho que uma gravação em outra. Ou seja, essas produções utilizam trechos de músicas pop como pequenos acréscimos às canções.

É como se os DJs brasileiros incluíssem as estrelas do pop internacional como “feats”, ou convidados involuntários dessas faixas. Mas os DJs também podem querer mostrar que as produções de forró e funk estão antenadas com as músicas e cantores que bombam lá fora.

 

O que diz a lei?

É certo fazer esse tipo de mixagem numa canção? Depende! De acordo com advogados especialistas em direitos autorais, a lei deixa claro que o uso deve ser sim autorizado! Ou seja, os cantores internacionais podem pedir que a música seja retirada do ar ou, eles podem sugerir um acordo financeiro para o uso, com possibilidade de processo.

 

Mas há um porém: uma cláusula abre exceção para uma “reprodução em pequenos trechos, desde que esse não seja o objeto principal da canção e não cause prejuízo aos autores”.

 

The Weeknd tomou uma atitude!

Vocês pensaram que ia passar em branco? Não! The Weeknd descobriu, em janeiro, que a faixa “Cabaré”, de Dj Guuga e Mc Pierre, possui um trecho da canção “Earned It”.

 

Mas calma! O cantor canadense foi simpático e fez questão de colocar a música para tocar em seu programa de rádio na Apple Music, chamado Memento Mori.

 

The Weeknd ainda respondeu Dj Guuga pela DM do DM do Instagram, afirmando que “amou o som”.