Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Pratos do JF Sabor passam por avaliação do júri

Pratos do JF Sabor passam por avaliação do júri

A expectativa é grande para 30 restaurantes que participam da versão competitiva do JF Sabor 2021 “Mineiridades”. Nestas terça e quarta-feiras, 19 e 20 de outubro, eles terão suas receitas avaliadas por um júri composto por três profissionais da área (avaliação com peso 3) e cinco personalidades (avaliação com peso 1) que avaliarão a apresentação, criatividade, adequação ao tema e a harmonia dos pratos. O evento acontece na cozinha do Curso de Gastronomia da UniAcademia ( Rua Halfeld, 1179 ), onde serão avaliadas 41 receitas criadas exclusivamente para o festival em cinco categorias: lanches/sanduíches, pizzas/massas, petiscos, pratos principais e sobremesas. Na terça-feira 21, a avaliação será realizada entre 11h às 15h, e na quarta-feira(20) entre 13h às 17h.

Mas para vencer o JF Sabor os pratos ainda têm que agradar ao paladar do público (avaliação com peso 2) que degusta e vota através do site www.jfsabor.com até o dia 23 de outubro. Todas as notas somadas indicarão os três primeiros colocados em cada categoria, que serão revelados e receberão um troféu no evento de encerramento que será realizado até quinze dias após o encerramento do festival.

A presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil. destaca que um dos cuidados da Abrasel na promoção do JF Sabor é garantir igualdade de condições a todos os pratos e estabelecimentos participantes, principalmente dos que desenvolvem receitas para a versão competitiva. “Por isso, estabelecemos pelo segundo ano parceria com o curso de gastronomia da UniAcademia para a coordenação de toda logístiva envolvida para a avaliação dos pratos e do júri, o que garante uma avaliação técnica e isenta. Estamos na reta final do JF Sabor e só temos a comemorar. Temos recebido um feed back positivo dos participantes em relação ao crescimento das vendas e ao fim do evento vamos poder mensurar melhor os resultados do festival na nossa economia”.

O Reitor da UniAcademia, Giovânio Aguiar, afiram que “a parceria entre a Abrasel e o UniAcademia, através do JF Sabor, nos alegra muito, pois é no UniAcademia, antigo CES/JF, que funciona o único curso de graduação presencial em gastronomia de Juiz de Fora. O JF Sabor ajuda a profissionalizar, e, portanto, aperfeiçoar o atendimento, a apresentação, a criatividade e sabor dos pratos oferecidos pelos bares e restaurantes participantes. Em outras palavras, as experiências gastronômicas se tornam mais ricas e únicas. Esse não deixa ser um dos objetivos do curso de gastronomia do UniAcademia: formar profissionais cada vez mais capacitados e integrados com o ecossistema gastronômico da cidade”.

Para a coordenadora do Curso de Gastronomia e também responsável pela coordenação do Júri, Janaína Cardoso, a realização de festivais gastronômicos como o JF Sabor agregam valor a toda a cadeia produtiva e são necessários para a melhoria e fortalecimento setor. “O potencial dos festivais gastronômicos vai além de fomentar apenas o turismo, passa pela melhoria de qualidade no atendimento, na cozinha, nos pratos, na inovação, no aperfeiçoamento desses estabelecimentos, na transformação da gastronomia das cidades. Para nós, participar do JF Sabor significa colaborar com esse processo e estreitar o laço o curso que forma mão de obra especializada e o setor em que essa mão de obra será empregada”, avalia, destacando que os alunos da disciplina de “Organização de Eventos Gastronômicos” estão envolvidos na organização da banca examinadora e da montagem da estrutura doe vento de avaliação dos pratos do JF Sabor.

CONHEÇA O JÚRI TECNICO DO JF SABOR

Em 2021 o juri técnico é formado pelos professores do curso de gastronomia da Uniacademia, Thiago Caiafa, João Batista Simoncini e Yury Feliciano, todos com ampla experiência no setor.

THIAGO CAIAFA: Atua como professor de Fundamentos Gastronômicos, Cozinha de Carnes e Aves, Garde Manger, Cozinha de Eventos, Entradas e Saladas, Cozinha Brasileira, Food Design no curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário – UniAcademia desde 2013. Tem experiência mercadológica internacional, onde atuou como primeiro cozinheiro na Universal Studios Orlando/Florida (2007/2008) e primeiro cozinheiro no Royal Caribbean Cruise Line (2008). É consultor de mais de 30 restaurantes ao redor do Brasil entre 2012 os dias atuais. Chef proprietário do Thiago Caiafa eventos e Gastronomia desde 2015. Thiago é Bacharel em Turismo, tecnólogo em Gastronomia, MBA em Gestão de Empreendimentos e cozinheiro profissional formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial desde 2006

JOÃO SIMONCINI: É professor das disciplinas Cozinha Mineira e Regional Brasileira no curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário – UniAcademia. Especialista em cachaça. Cozinheiro profisional desde 2018 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/MG, com atualizações técnicas na argentina. Técnico em gastronomia pela Universidade de São Paulo. Conteudista da Comunidade Amantes da Cachaça (Brasília) desde 2020. Chef. & Consultor do Restaurante Usina Cultural, em Visconde do Rio Branco– MG, desde 2019.

YURY FELICIANO: Professor de Gastronomia no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do UNIACADEMIA (desde 2014), ministrando as disciplinas “Cozinha de carnes e aves”, e “Cozinha autoral”. Especializado em “Gastronomia e Cozinha Autoral (PUCRS, 2019)” e “Direito Público (UFJF, 2003)”. Membro do Núcleo de Coordenação da Pós-graduação em Gastronomia das Américas do CES/JF (2018). Atua na organização de eventos acadêmicos e gastronômicos desde 2001. Pesquisador de Cozinha Mineira, Cozinha das Américas, Ciência da Carne e consultor de criação de cardápios. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados (UFJF/EMPAMIG-ILCT/EMBRAPA Gado de Leite, 2020-2022). Graduado em Gastronomia (UNIACADEMIA, 2011) e Direito (1999).