Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Kantar IBOPE Media aponta crescimento no consumo de rádio. Meio alcança 80% dos brasileiros

Kantar IBOPE Media aponta crescimento no consumo de rádio. Meio alcança 80% dos brasileiros

A Kantar IBOPE Media começou a semana publicando a mais nova edição do Inside Radio, referente à semana especial que se encerra no Dia do Rádio, comemorado no próximo sábado (25). O estudo apontou um crescimento no consumo do meio Brasil: 80% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio, um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Cada ouvinte passa, em média, 4 horas e 26 minutos ouvindo rádio. Os dados do Inside Radio também apontam a força do “intervalo comercial / break de rádio” para publicidade e também destacam o crescimento de 43% da credibilidade do rádio.

Os dados

Segundo a Kantar IBOPE Media, em 30 dias o rádio é ouvido por 80% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, sendo 2% a mais do que em 2020 (dados do trimestre abril a junho de 2021, 05-05h/todos os dias). Três a cada cinco ouvintes escutam rádios todos os dias, com cada um deles ouvindo cerca de 4 horas e 26 minutos (por dia). Também é destaque o perfil dessa audiência, equilibrado entre as faixas etárias e com boa presença nas classes sociais AB e C.

Os dados da Kantar apontam que 71% dos ouvintes afirmaram que ouviram rádio em casa, 24% no carro, 10% em outros locais, 8% no trajeto e 2% no trabalho. Tirando a audiência residencial, todos os outros locais apresentaram alta no consumo de rádio em relação a 2020, devido à maior circulação da população em 2021 nas 13 regiões pesquisadas.

Segundo o Inside Radio 2021, todas as regiões aferidas pela Kantar IBOPE Media registraram aumento no alcance do meio na comparação com os dados de 2020. A Região Sul é a que mais se destaca, com 85% das pessoas declarando ouvir rádio, seguida por Nordeste (81%) e Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 80%).

Confira o levantamento completo