Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Chuvas não dão trégua em Minas Gerais

Chuvas não dão trégua em Minas Gerais

A prova disso é que 138 cidades mineiras estão em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 13.723 pessoas ficaram desalojadas em Minas desde que o período chuvoso começou e seis pessoas morreram. Cidades da região metropolitana, como Betim, Sabará, Brumadinho, Nova Lima e Ribeirão das Neves o cenário é de destruição. Em Juiz de Fora, as chuvas do fim de semana, provocaram ao menos 17 ocorrências. Os casos mais graves aconteceram nos bairros Monte Castelo, na Zona Norte, e Bonfim, na região Leste. Foram dois deslizamentos de barrancos, sem vítimas.

Rodovias no Estado são interditadas

As rodovias federais que cortam Minas Gerais registram pelo menos oito pontos de interdição no início desta manhã. A BR-381, em São Joaquim de Bicas, está totalmente fechada, sem previsão de liberação, devido à elevação do nível do Rio Paraopeba. Já a BR-040, no km 562, em Nova Lima, foi liberada nos dois sentidos. Asfalto cedendo, alagamento de pista e queda de barranco são os principais motivos das interdições. Desde sábado, a PRF orienta os mineiros a evitar de pegar estrada em virtude da intensidade das chuvas.

Barragens em Juiz de Fora

A Nexa emitiu um um comunicado sobre a situação das barragens de Igrejinha, em Juiz de Fora. Segundo a empresa, equipes estão monitorando as unidades em tempo integral. No texto, a Nexa garante que as barragens são acompanhadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, por câmeras de segurança, inspeções periódicas e monitoramento do nível d’água. A empresa reforça que todas as estruturas estão seguras e que não houve qualquer alteração no nível de emergência.

Mais uma barragem em Minas está em sinal de alerta

Na noite deste domingo, moradores da região sudoeste do estado receberam um alerta para que deixem suas casas devido ao alto risco de rompimento de uma barragem na Usina do Carioca. A mensagem diz que a evacuação deve ser feita por todas as famílias que se encontrem abaixo da usina, tanto em Pará de Minas, onde fica a usina, quanto nos municípios vizinhos. Em vídeo, o Prefeito da cidade disse que a situação pode gerar um efeito dominó, envolvendo as barragens de Britos e do Benfica, em Itaúna.

Tragédia em Capitólio

O Governador Romeu Zona decretou luto de três dias por conta da situação do estado e também por causa da tragédia em Capitólio que deixou 10 vítimas. Ainda de acordo com o governo, as forças de segurança continuam trabalhando para ajudar os municípios e as vítimas da chuva. De acordo com o Inmet, os próximos dias ainda vão ser chuvosos em toda o estado em razão de um canal de umidade que se formou entre o Norte e o Sudeste brasileiro, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Por causa deste fenômeno, pode chover de forma intensa pelo menos até a próxima quarta-feira.

Obras de contenção no Bairro Santa Luzia

 A Prefeitura de Juiz de Fora vai contratar um empresa especializada para obras de contenção de risco na Rua José Orozimbo de Oliveira, no Santa Luzia. Problemas de deslizamento de encostas e barrancos têm sido frequentes no local.O processo de licitação vai ser aberto em 11 de fevereiro, sob regime de Empreitada. O projeto de intervenção prevê a construção de muros de contenção nas áreas que estão com riscos iminentes de deslizamentos. Segundo a PJF, o local é constantemente monitorado pela equipe da Defesa Civil e algumas medidas foram tomadas como a instalação de lona para desviar as águas.

 

Crédito Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG