Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Conheça os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora

Conheça os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora

As eleições municipais de 2020 se aproximam. Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, o primeiro turno será realizado em 15 de novembro e o segundo, quando necessário, em 29 de novembro.

Em Juiz de Fora, 11 candidatos foram confirmados pelas convenções partidárias, o que é um recorde para o município. Para você conhecer todos os candidatos, elaboramos um perfil com as principais informações de cada um deles.

Confira os candidatos por ordem alfabética:

Aloízio Penido (PTC)


Natural de Mar de Espanha, em Minas Gerais, Aloízio Penido tem 67 anos. É formado em professor com licenciatura Plena em Letras; Pedagogia; Teologia e Pós-graduado em Gerência de Empresa.
Foi presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil no biênio 2001 e 2002, Diretor Geral em Minas Gerais do complexo denominado como Convenção Batista Mineira, por 15 anos e 6 meses. Além disso, é fundador e presidente dos projetos sociais “Restituir” e Reconstruir”, que apoia as pessoas em situação de rua, crianças e idosos vulneráveis e reabilita dependentes químicos, respectivamente.
Em 2010, foi candidato a Deputado Estadual pelo PHS ficando como segundo suplente e em 2012, se candidatou pelo PTB ao cargo de Vereador.

 

Eduardo Lucas (Democracia Cristã)


Natural de Juiz de Fora é empresário e urbanista. Esta não é a primeira vez que o empresário se lança na disputa por um cargo majoritário. Nas eleições de 2016, quando ainda estava no PPS, Eduardo Lucas chegou a ser colocado como pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora, porém, acabou figurando como postulante a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Lafayette Andrada.

 

 

Fernando Eliotério (PCdoB)


Fernando Eliotério é natural de Presidente Bernardes, Minas Gerais e mudou-se para Juiz de Fora em 1981. Participou de movimentos, como negro, comunitário estudantil. Além disso, dirigiu Associação de Moradores, a União Municipal das Associações de Bairro da cidade (UNIJUF), a Federação das Associações de Moradores do estado de Minas Gerais. Foi conselheiro estadual, conselheiro nacional de saúde por 10 anos e assessor técnico do Ministério da Saúde. É servidor público federal da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e é especialista em Gestão de Saúde Pública.

 

General Marco Felício (PRTB)


Oficial do Exército, formou-se na Academia Militar, possui Mestrado e Doutorado em Operações Militares. Foi Assessor de Inteligência do Gabinete do Ministro do Exército e cumpriu missão militar nos Estados Unidos durante dois anos. Em 2018, foi candidato a deputado federal, seguindo o alinhamento do presidente Jair Bolsonaro

Ione Barbosa (Republicanos) 


Ione Barbosa passou infância e juventude nos bairros Vitorino Braga e Nossa Senhora Aparecida. Estudou Edificações no antigo CTU da UFJF (atual IF Sudeste MG campus Juiz de Fora). Formou-se em Direito e trabalhou como advogada até ingressar na Procuradoria Geral do Município de Juiz de Fora. No cargo, atuou na Secretaria de Administração e de Recursos Humanos (SARH). Deixou a função após ser aprovada no processo seletivo para Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, se destacando à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde permaneceu até o começo do ano passado, quando foi designada para assumir a 4ª Delegacia de Polícia Civil.

Lorene Figueiredo (PSOL)


Lorene Figueiredo é presidente municipal do PSOL desde 2018. Formada em História e especializada nas áreas de Educação e Políticas Públicas, atua como professora desde 1985 e conta com passagens pelas redes municipal, estadual e privada. A pré-candidata foi professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) durante oito anos e atualmente, trabalha na Faculdade de Educação da Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mãe de três, Lorene é natural do Rio de Janeiro, vive há 23 em Juiz de Fora, sempre esteve ativa em sindicado e movimentos sociais e atua como ativista pela educação e direito das mulheres.

Marcos Ribeiro (Rede)


Marcos Ribeiro possui 34 anos, natural de Juiz de Fora, advogado, filho de produtores rurais, ex-policial penal e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.

 

Margarida Salomão (PT)


Margarida Salomão é natural de Juiz de Fora. Foi professora, secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora e reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos e deputada federal desde 2013. Disputou as eleições municipais pelo PT em 2008, 2012 e 2016. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística pela University of California, Berkeley (EUA).

 

Sheila Oliveira (PSL)

Nascida em Presidente Prudente – São Paulo em 1978, Sheila Aparecida Pedrosa de Melo é mãe de 4 meninos, o José e os trigêmeos Marcos, Moisés e André.
Formada em Direito pela Fundação Toledo Prudente de Ensino, da UNESP, Sheila sempre foi muito dedicada aos estudos. Ainda em sua cidade natal, foi aprovada para o concurso de Agente Comunitária de Saúde, onde desempenhou a função com muito afinco por 3 anos. Logo na sequência, mesmo trabalhando e estudando, foi aprovada no concurso de Inspetor de Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde atuou no combate às milícias na Zona Oeste e na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).
Com experiência acumulada, e uma ascensão singular, em 16 de Junho de 2006, assumiu como delegada de Polícia em Minas Gerais após um disputado concurso público. No cargo, exerceu atividade nas cidades de Ubá, Rio Pomba e Juiz de Fora, onde escolheu para morar e criar raízes.
Na cidade, foi titular do Núcleo de Ações Operacionais (NAOP), da delegacia de Mulheres, da delegacia de trânsito e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de delegada regional, tendo que gerenciar Juiz de Fora e outros 26 municípios.
Na gestão como delegada regional comandou grandes operações, prendeu traficantes milionários, apreendeu toneladas de drogas e prendeu criminosos que cometeram os mais variados delitos. Criou o núcleo de proteção dos animais, braço da delegacia no combate aos maus tratos e também a delegacia especializada de roubos. Na prevenção, instalou o programa Escola Consciente, e ministrava palestras em escolas públicas, particulares e em centros de atenção à infância em Juiz de Fora e toda a região.
Em 2016, foi eleita a vereadora mais votada da história de Juiz de Fora, obtendo quase 10 mil votos. Na Câmara Municipal desempenhou importante papel nas comissões permanentes: defesa dos direitos da mulher, defesa dos direitos da criança e adolescente, telefonia e eletrificação rural. Também encabeçou as comissões provisórias: juntos contra a pedofilia, de combate às drogas e a chamada CUMPRA-SE, que exigia o cumprimento de leis já regulamentadas na cidade, como tempo máximo de atendimento nas filas de bancos. Devido os conflitos de gangues no município, Sheila propôs a criação da CPI de Combate às Gangues, que reuniu especialistas em segurança pública e contou com ampla participação popular.
Foi responsável também pela criação de importantes eventos e ações como o Carnaval sem Assédio, a Semana de Combate a Pedofilia, Semana de Prevenção às Drogas e Semana da Mulher.
Em 2018, após forte apoio popular, foi a deputada estadual eleita com maior votação em Juiz de Fora e na Zona da Mata, sendo 44.175 e 62.299 votos respectivamente. Seu trabalho foi reconhecido em mais de 660 municípios mineiros, em todas as regiões, obtendo 80.038 votos.
Na Assembleia, preside a Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas, é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e é suplente nas Comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos.

 

Victória Mello (PSTU)

Victória Mello é natural de Santo Antônio do Pinhal, São Paulo, e possui 64 anos, sendo 36 morando em Juiz de Fora. É professora de Educação Física da rede municipal de ensino. Aposentada pela rede estadual, compõe atualmente a diretoria da Subsede Juiz de Fora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte – MG), da qual está afastada devido à campanha. Victória já disputou, pelo PSTU, as eleições municipais de 2012 e 2016 como candidata a prefeita, e se candidatou a vice-governadora do Estado de Minas Gerais na disputa de 2014 e 2018. Além disso, Victória foi diretora do Sinpro/JF (Sindicato dos Professores de Juiz de Fora).

 

Wilson Rezende (PSB)


Wilson Rezende é juiz-forano e possui 59 anos. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e também em edificações pelo Curso Técnico Universitário (CTU). Wilson possui 42 anos de experiência na construção civil e como sócio da Rezato, emprega mais de 400 colaboradores. Durante atuação, já entregou mais de 7.000 unidades em Juiz de Fora.

Sempre muito estudioso, não mediu esforços e viu na educação a oportunidade de alcançar seus sonhos e de mudar a sua realidade, a de sua família e a de tantos outros que o acompanham, sempre por meio do ensino público e de longas jornadas a serem percorridas diariamente.

Ele vê na educação pública, plural e inclusiva, o caminho para dar vez, voz e chances para nossas crianças sonharem alto. A sua herança familiar é cumprir os compromissos assumidos. Com simplicidade, garra, fé e trabalho.

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e também técnico em edificações pelo Curso Técnico Universitário (CTU), Wilson Rezato tem 59 anos de idade e 42 anos de experiência na construção civil. Como sócio da Rezato, emprega mais de 400 colaboradores e já entregou mais de 7.000 unidades, todas em Juiz de Fora.