Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Coronavírus: a pandemia que assola o Brasil e o Mundo

Coronavírus: a pandemia que assola o Brasil e o Mundo

Por Mayara Rodrigues

No Brasil e no Mundo o assunto mais falado é sobre o Coronavírus, mas afinal, o que é esse vírus? O que ele causa? Onde surgiu? São muitas perguntas e por aqui vamos te ajudar a entender um pouco sobre a Covid-19

O coronavírus surge em 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, região chinesa com cerca de 11 milhões de habitantes. Nesta cidade foi notificado uma misteriosa pneumonia, com isso a Organização Mundial de Saúde (OMS), emitiu um chamado em 11 de fevereiro informando sobre a existência do vírus. A doença começou em uma mercado de frutos do mar na metrópole chinesa, onde alguns animais marinhos serviam de hospedeiros para o vírus, com isso o comércio foi fechado para averiguação.

No Brasil, o primeiro caso registrado pela OMS, foi de um homem de 61 anos, que contraiu o vírus em uma viagem à Itália. Ele apresentou os sintomas e foi levado para o hospital, onde foi diagnosticado com os sintomas da covid – 19. O paulista ficou confinado em casa, onde deveria cumprir a quarentena de 14 dias. A principio o quadro de saúde dele está estabilizado.

Depois desse primeiro caso, no último dia 23 de janeiro, o Brasil ficou a em alerta, pois a pandemia se alastrou. Até hoje, (28) temos cerca de 66 mil casos confirmados no Brasil e uma estimativa de 4.500 mil mortes. No estado de Minas Gerais, temos aproximadamente 1.500 casos confirmados e 62  mortes. Cerca de 31 mil pessoas se recuperaram da doença no Brasil.