Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Rio Paraibuna está próximo do limite suportado

Rio Paraibuna está próximo do limite suportado

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Paraibuna subiu e chegou 3,98 metros o limite máximo suportado é de 4,35 metros. Essa é a segunda maior cheia em 20 anos. A situação mais grave foi na Zona Norte, onde o Paraibuna transbordou próximo ao Acesso Norte, no Bairro Industrial. Por lá o  Córrego Humaitá também saiu da calha. O Córrego São Pedro, que corta os bairros do Vale do Ipê e Democrata, também transbordou. A água ultrapassou a ponte na Rua Benjamim Guimarães, perto do Bairro Democrata. Até às 19h30, da noite desta segunda, 10, a Defesa Civil atendeu cem ocorrências. A cidade já soma 27 pessoas desalojadas, não há desabrigados. Treze imóveis estão interditados e, no total, 77 foram vistoriados.

Prefeita se manifesta

Em live, nesta segunda, a prefeita Margarida Salomão disse que está alerta em razão das fortes chuvas. Para isso, foi criada uma sala de situação com representantes de várias secretarias com o objetivo de amenizar os danos. Algumas ações já foram adotadas, como a interdição do trânsito em alguns pontos da cidade e o monitoramento do nível da água, principalmente no Bairro Santa Terezinha. Por conta do risco de transbordamento, a Prefeitura interditou temporariamente a “Ponte Vermelha”, na noite de ontem. O local já está liberado, mas caso seja necessário, vai ser interditada a qualquer momento. A Prefeita pediu que a população fique atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras. E em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199, que funciona 24h.

 

Barragens de Juiz de Fora

A Cesama informou que os níveis das barragens administradas pela companhia se encontram controlados e que não há risco de colapso. A barragem de João Penido está com 96,5% da capacidade preenchida, nível considerado elevado. Porém, até o momento, segundo a Cesama, não sofreu extravasamento. Caso essa medida seja necessária, a água deve afetar o nível do Rio Paraibuna. Já Chapéu d´Uvas, o nível está a 3,7 metros abaixo do nível recomendado para a liberação de água. Quanto à barragem de São Pedro, este ano a companhia diminuiu o nível ao máximo, que voltou a subir agora com as chuvas. A Cesama reforçou que segue monitorando a situação das unidades.

Bairro Santa Terezinha

Os agentes de transporte e trânsito monitoram o seguinte desvio para os veículos, inclusive para o transporte coletivo urbano: a ponte da Avenida Rui Barbosa está funcionado com a mão invertida, assim como a margem direita da Avenida Brasil no trecho entre esta ponte e a Ponte Domingos Alves Pereira; os veículos que seguem no sentido Zona Norte para o Centro pela Avenida Olavo Bilac estão sendo direcionados para a Rua Teresa Cristina e posteriormente para a Rua Coronel Vidal, pois, o acesso da Rua Henrique Burnier para a Avenida  Brasil foi fechado; os condutores que desejam acessar a Avenida Rua Barbosa devem passar obrigatoriamente pela margem esquerda da Avenida Brasil, a partir da ponte do Manoel Honório. As ruas Frederico Lage e Dr. LuizAndrés, no Mariano Procópio, estão com acesso à Avenida Brasil fechados.