Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Juiz de Fora completa 170 com muita história para contar

Juiz de Fora completa 170 com muita história para contar

No próximo domingo, 31 de maio, a princesinha de Minas completa 170 anos.

 

Nossa cidade fica no interior da Zona da Mata mineira e é a quarta cidade mais populosa do estado. Juiz de fora, abrange diversas culturas, pontos turísticos, uma culinária predominantemente mineira, além de contemplar múltiplos artistas que ganham o mundo afora, como Ana Carolina, o humorista Rodrigo Fagundes, e a famosa banda Onze:20.

 

No município, existem diferentes lugares para se conhecer, entre pontos turísticos, históricos e culturais, além de bares, restaurantes e locais que impressionam pela arquitetura.

 

Juiz de fora tem sua movimentação econômica no coração da cidade, entre Marechal Deodoro, calçadão da rua Halfeld e a tumultuada Avenida Getúlio Vargas onde comerciantes, pedestres e veículos disputam espaço.

 

Para quem gosta de história, vários museus. O Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM), que foi fundado em 2005, preserva a memória literal da cidade e faz homenagem ao grande escritor Murilo Mendes.

 

 

O Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM) – Juiz de Fora – Foto divulgação: UFJF

 

Já o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), que, na verdade retrata o pioneirismo industrial abriu as portas em 1987, com o papel de valorizar o cenário cultural da cidade.

 

CCBM – Juiz de Fora

 

O museu mais conhecido e que possui artefatos da família imperial é o Mariano Procópio. Fundado em 1915 por Alfredo Ferreira Lage, o espaço simboliza e guarda partes da história juizforana e do Brasil.

 

Fachada do Museu Mariano Procópio – Juiz de Fora

 

As atrações para passeios diurnos e familiares são muitas. O Parque da Lajinha, por exemplo, concentra paisagens naturais, área de alimentação e uma cachoeira que deságua em um vasto lago.

 

Parque da Lajinha – Juiz de Fora

 

Outro ponto turístico bem famoso, é o morro do Imperador ou Morro do Cristo, é o ponto mais alto da cidade, e ganhou esse nome devido à visita que Dom Pedro II fez no local. Recentemente ganhamos mais um espaço incrível, o Jardim Botânico da UFJF, na Mata do Krambeck.

 

Mas se você gosta mesmo é de curtir um barzinho com os amigos, não vão faltar opções. Tem para todo gosto e estilo, com comidas de dar água na boca, e o tradicional trio mineiro (torresmo, linguiça e mandioca) que é típico da nossa região – só escolher o melhor lugar e se divertir.

 

E para fechar o nosso tour por Juiz de Fora, não podemos esquecer do local onde é ponto de encontro de pessoas de todas as idades… o Parque Halfeld. Mais conhecido como PH, a área está localizada no coração da cidade.

 

O famoso PH – Juiz de Fora

 

Para comemorar o aniversário

 

Como não podemos visitar esses pontos devido à pandemia de Covid-19, se liga nessa dica! No próximo domingo, aniversário de JF, as Rádios Alô e Cidade se uniram para promover a maior Live Solidária de Juiz de Fora.

 

As atrações são Leonardo de Freitas e Fabiano, Onze e 20 e DJs Morango e Pandão. Para festejar com a gente é só ficar ligado na programação da 96,7 e 100,1 e também nos perfis das rádios no Instagram.