A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou a pesquisa de preços da Black Friday deste ano. A análise foi realizada pela equipe do Procon, que acompanhou os preços em quatro dos sites de compras mais populares entre os consumidores, identificando aumentos de até 206,8% em alguns produtos. A pesquisa completa pode ser acessada [aqui].
O estudo considerou os produtos mais vendidos em 2023 nos sites Shopee, Magazine Luiza, Amazon e Temu, uma plataforma recente no mercado. Aproximadamente 41,4% dos itens analisados apresentaram aumento de preço entre a primeira e a última semana da pesquisa. O produto com maior aumento foi a Smart TV Led de 32 polegadas da Philco, na Shopee, que passou de R$ 937,99 no início da pesquisa para R$ 2.877,99 na semana de 18 de novembro. O levantamento indicou aumentos de preço em todos os sites analisados, especialmente em eletrônicos e utensílios domésticos.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, a equipe do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos do Procon registrou os preços praticados a cada segunda-feira em cada um dos sites selecionados, com o objetivo de analisar as variações e identificar descontos reais. A pesquisa visa fornecer uma ferramenta de comparação de preços, destacar promoções genuínas e combater práticas de manipulação de preços. O material também traz dicas de compras, orientações sobre como identificar golpes e esclarecimentos sobre os direitos do consumidor.
Para se proteger de fraudes e evitar compras impulsivas, o Procon recomenda:
- Elaborar uma lista com os itens essenciais e desejados;
- Desconfiar de descontos excessivamente elevados ou preços muito abaixo da média do mercado;
- Verificar a existência de sites e perfis falsos. Antes de concluir a compra, confirme se a empresa tem endereço físico e consulte o CNPJ no site da Receita Federal;
- Evitar acessar links enviados ou anúncios patrocinados nas redes sociais;
- Exigir que o preço anunciado seja respeitado caso haja discrepâncias entre o valor exposto na gôndola ou no carrinho de compras, especialmente nas compras presenciais e online.
Consumidores que se depararem com irregularidades ou que se sentirem lesados durante as compras podem registrar reclamações junto ao Procon, presencialmente na sede localizada na Avenida Itamar Franco, 992 – Centro, ou pelo Prefeitura Ágil. Na sexta-feira, 29, dia da Black Friday, o ‘Procon Aqui’ estará disponível para atendimento e orientações aos consumidores na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, das 9h às 16h.