O Programa Nacional de Imunização aumentou a faixa etária para a vacinação contra HPV. Agora, tanto meninos quanto meninas devem começar a tomar a vacina a partir dos 9 anos de idade. Antes, a proteção era indicada para meninos de 11 a 14 anos, enquanto para as meninas já era determinado que a vacinação entre 9 a 14 anos.
O imunizante protege contra o Papilomavírus Humano e é considerado uma estratégia de prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vagina, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em Minas, menos da metade dos adolescentes completaram a imunização contra o HPV. Em 2021, Juiz de Fora aplicou 2.246 primeiras doses e 1.613 doses de reforços para meninas e meninos. Os dados são da última sexta-feira (13). O esquema da vacina HPV compreende duas doses, com intervalo de seis meses. A criança pode receber a segunda aplicação mesmo após completar 15 anos, mas é essencial que tenha tomado a primeira antes dos 15.
Em Juiz de Fora, a vacina é encontrada nas UBSs e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente.