Pular para o conteúdo

Isso é muito Alô

Vacinação em crianças começa neste mês; calendário em MG não foi divulgado

Vacinação em crianças começa neste mês; calendário em MG não foi divulgado

O Ministério da Saúde divulgou as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Não será exigida receita médica para imunização. Segundo o ministério, o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13. Se o cronograma for cumprido, o início da vacinação será a partir do dia 15 de janeiro.

De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá:

  • em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;
  • sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;
  • com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

O Ministério da Saúde informou nesta quarta que já encomendou “mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer” – o que seria suficiente para a primeira dose, mas não para completar o ciclo vacinal.

 

A vacina do laboratório Pfizer aprovada pela Anvisa para uso em crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. Para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos familiares que levarão as crianças para serem vacinadas, a ampola também será diferenciada.

Dessa forma, a chegada do imunizante aos postos, bem como o início da campanha de vacinação para essa faixa etária, depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI-MS), que coordena a distribuição das vacinas em todo o país.